O mestre roraimense de jiu-jítsu Pascoal Duarte recebeu, em Florianópolis (SC), a faixa coral vermelha e branca, uma das mais importantes da modalidade. Com a 8ª graduação, o professor de Educação Física segue entre os 20 mais graduados no mundo, além de ser o mais gabaritado da arte suave roraimense.
“Essa é uma conquista do jiu-jítsu de Roraima”, definiu o mestre, que recebeu a faixa das mãos de Carlos Gracie Júnior, fundador da academia Gracie Barra, presidente da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu) e da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro), além de filho de Carlos Gracie, um dos pais da arte suave.
“É preciso muitos anos de trabalho, atuando incessantemente com o jiu-jítsu”, explicou.
O evento de graduação também contou com a presença do prefeito Arthur Henrique (MDB), praticante do jiu-jítsu, e grandes atletas do cenário internacional, como o pentacampeão mundial Márcio Feitosa.
Nascido em Boa Vista, Duarte é formado em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pioneiro do jiu-jítsu local. Em 1993, ele abriu a primeira escola da arte suave de Roraima, chamada de Pássaros da Manhã, um projeto que culminou posteriormente na formação de notáveis atletas que se tornariam professores da modalidade nos anos seguintes.
“Toda essa evolução do jiu-jítsu de Roraima resultou na formação de vários professores que hoje estão em vários países”, declarou, citando nomes como Rodrigo Carvalho, que hoje mora no Canadá e é dono de três escolas de jiu-jítsu, além do multicampeão Lucas “Hulk” Daniel.
Pascoal Duarte chegou a morar na Flórida em 2018, e retornou a Roraima na pandemia. Atualmente, é assessor da Prefeitura de Boa Vista na área de Planejamento Estratégico e Financeiro.